REGIÃO / JACOBINA: Roteiro turístico da Estrada Real na Chapada terá ponto de partida em Jacobina

Roteiro tem ponto de partida no município de Jacobina
A secretaria de Turismo da Bahia (Setur) lançará mais uma Zona Turística no estado, que irá se juntar às 13 já existentes. Esta será voltada para a região da Chapada Diamantina e vai resgatar a Estrada Real aberta pela Coroa Portuguesa no século XVII para unir a Bahia com Minas Gerais. O projeto é semelhante ao já existente no estado do sudeste e que gera um lucro de R$ 15 bilhões aos vizinhos em turismo e licenciamento de produtos.
Trecho da Estrada Real em Jacobina permanece intacto
Nós descobrimos que o primeiro trecho dela, que vai de Jacobina a Rio das Contas, ainda existe: calçamento, tendas, capelas antigas no meio do mato, pousadas onde passavam as carruagens. Está tudo lá”, disse Pedro Galvão, titular da Setur. De acordo com o secretário, a estrada passa por 15 cidades e o projeto é de que seja o maior roteiro turístico da Bahia, atraindo um público diverso. “O foco vai ser em europeus que tem um maior interesse em roteiros históricos, como poloneses, ingleses e espanhóis”, frisou.
Pedro Galvão acredita que o projeto vai atrair também o turista europeu
Segundo o gestor, será firmado um convênio entre a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e a Setur para formar um Instituto da Estrada Real, responsável por administrar a zona. “O governo do estado não vai gastar nada, vamos fazer o levantamento do que vai ser necessário com os técnicos da CBPM”, afirmou Galvão, sem especificar o prazo de finalização da etapa. Já o nome do roteiro ainda não está definido, pois o estado de Minas Gerais registrou o nome “Estrada Real” para o seu próprio projeto e a Setur ainda está em contato para saber se ele poderá ser utilizado. O secretário afirmou que caso não seja possível, o roteiro será chamado de “Caminhos Reais da Bahia”. Por Bahia Notícias
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]