MUNDO / Por que os EUA bombardeiam a Síria: um artigo de Glenn Greenwald

Sírios nos escombros de uma casa atacada por aliados dos EUA
Os EUA começaram a bombardear alvos na Síria, em conjunto com a sua linda e inspiradora aliança com cinco regimes: Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Catar e Jordânia.

Isso significa que a Síria se torna o sétimo país predominantemente muçulmano bombardeado pelo Nobel da Paz Barack Obama — depois de Afeganistão, Paquistão, Iêmen, Somália, Líbia e Iraque.
A total falta de interesse na possível autoridade legal de Obama para atacar a Síria significa o seguinte: impérios bombardeiam quem querem, quando querem, por qualquer razão (aliás, Obama bombardeou a Líbia mesmo depois que o Congresso explicitamente votou contra a autorização para usar a força, e muito poucas pessoas parecem se importar com esse ato desprezível de ilegalidade; restrições constitucionais não servem para guerreiros e imperadores).
Pouco mais de um ano atrás, altos funcionários de Obama estavam insistindo que um ataque a Assad era um imperativo moral e estratégico. Em vez disso, Obama está agora bombardeando os inimigos de Assad, enquanto educadamente informa o amigo de seus objetivos com antecedência. Parece irrelevante contra quem os EUA estejam em guerra; o que importa é estar em guerra, sempre e para sempre.
Clique aqui e continue lendo...

Seis semanas de bombardeio no Iraque não destruíram o Estado Islâmico, mas levaram o recrutamento a subir. Isso tudo é previsível: os EUA sabem há anos que o que alimenta e fortalece o sentimento anti-americano (e, portanto, o extremismo anti-americano) é exatamente o que eles continuam fazendo: agredir a região.
Se você sabe disso, então eles sabem disso. Criar continuamente inimigos é uma intenção, não um efeito colateral. É o que justifica a lubrificação contínua da máquina rentável e poderosa da Guerra Sem Fim.
Se existe alguém que realmente acredita que o ponto de tudo isso é uma cruzada moral para aniquilar os malfeitores do Estado Islâmico (enquanto os EUA lutam ao lado de seus amigos da Arábia Saudita), leia a explicação do professor hoje As’ad Abukhalil de como a Síria é uma guerra por procuração. Como demonstra a “intervenção” desastrosa na Líbia, os EUA não bombardeiam países por causa de objetivos humanitários. O humanitarismo é a desculpa, e não o fim. Por diariodocentrodomundo e publicado no The Intercept.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]