REGIÃO / Quixabeira: Ação visa assegurar transporte escolar para crianças

O desespero de um pai para assegurar o direito à educação dos quatro filhos, o mais velho com apenas 10 anos de idade, tem feito com que ele e as crianças caminhem diariamente quatro quilômetros para ter acesso ao transporte escolar que os leva à sala de aula. A situação motivou o promotor de Justiça Luciano Valadares a propor ontem, dia 15, uma ação civil pública, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, contra o Município de Quixabeira, situado a 300 km de Salvador. Mesmo que a Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) disponham de vários artigos deixando claro que deve ser assegurada a igualdade de condições para o acesso e permanência em escola pública e gratuita próxima de sua residência, todos os dispositivos vêm sendo descumpridos no caso desses estudantes, afirma o promotor de Justiça.
Clique aqui e continue lendo...

Morando na Fazenda Barriguda, na área rural de Quixabeira, as crianças têm tido dificuldade em frequentar as aulas porque o transporte disponibilizado pelo Município realiza um percurso distante de sua residência, o que as obriga a caminhar dois quilômetros na ida e dois na volta em chão batido. Ainda segundo Luciano Valadares, elas caminham até o ponto de embarque enfrentando chuva, sol e fome. Por diversas vezes, o pai das crianças buscou contato com a Prefeitura, contando, inclusive, com a interferência do Conselho Tutelar, mas não obteve sucesso, reclama o promotor. Ele informa que o Ministério Público realizou uma reunião com a secretária de Educação do Município, Maria Ernestina de Novaes, mas ela pontuou que realizar o transporte desses alunos de suas casas para a escola acarretaria um custo adicional para a empresa de transporte e isso implicaria na necessidade de aditamento de contrato ou novo procedimento licitatório.
Sem acordo, Luciano Valadares decidiu ingressar na Justiça pedindo a efetivação do transporte escolar no prazo de 24h para que as crianças tenham acesso às escolas municipais João de Oliveira Santos e Antônio L. de Santana e não tenham o ano letivo prejudicado. Considera ele que “é totalmente descabida a omissão”, não devendo a Secretaria de Educação pretender que as crianças “caminhem diariamente um total de quatro quilômetros: dois na ida da residência até o local de embarque e, após o término das aulas, já famintas, dois quilômetros de volta.”
Fonte: www.arnaldosilvaradialista.com*Foto: Busca no Google.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]