BAHIA / Estado e Petrobras investem R$ 3,6 milhões na recuperação do Paraguaçu


Fonte: www.acordacidade.com.br
Reprodução

Promover a recuperação ambiental da bacia do rio Paraguaçu, na Bahia. Este é um dos objetivos do programa Semeando Águas no Paraguaçu, que será lançado oficialmente na próxima terça-feira (10), às 10h30, no Mercado Municipal de Lençóis, Chapada Diamantina.

Com investimentos de R$ 3,6 milhões, o programa, que será executado pela ONG Conservação Internacional, terá aporte financeiro da Petrobras e do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O lançamento terá a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da pasta, Eugênio Spengler.

O projeto prevê uma série de atividades, como o diagnóstico socioambiental e o mapeamento da cobertura e uso do solo no Alto Paraguaçu. Outras ações importantes contempladas pelo Semeando Águas no Paraguaçu são a adequação ambiental de propriedades rurais e a restauração florestal de matas ciliares e nascentes, que ocorrerá em parceria com os órgãos ambientais.

Um dos produtos previstos para ser entregue durante a condução do projeto – o plano estratégico para manutenção e recuperação da capacidade hídrica da bacia hidrográfica do Paraguaçu – fornecerá informações importantes para o desenvolvimento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrografica do Paraguaçu. O diagnostico socioambiental da paisagem subsidiará a execução de futuras atividades de recuperação e preservação de nascentes e cursos d´agua e de conservação da biodiversidade na bacia.

De acordo com o superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Luis Ferraro, para que o projeto tenha sucesso, é necessário buscar a continuidade das ações e, especialmente, consolidar uma rede de parceiros. “Também é fundamental que haja a construção de uma governança nas áreas de intervenção, estruturação e consolidação de cadeias produtivas sustentáveis, além do estabelecimento de pactos públicos”, avalia.

Educação Ambiental – O projeto também prevê, em parceria com o Comitê de Bacia do Alto Paraguaçu, a Sema e o Inema, processos de mobilização para promover a educação ambiental de agentes replicadores na região. As ações diretas em campo serão realizadas em imóveis rurais privados, localizados nos municípios de Mucugê, Barra da Estiva e Ibicoara, cujo objetivo é a implantação das áreas demonstrativas de restauração de ecossistemas naturais e sistemas agroflorestais.

Municípios beneficiados – O projeto Semeando Águas no Paraguaçu terá atuação direta nas cabeceiras do rio, abrangendo uma área aproximada de 16,6 mil km2, em 16 municípios dos biomas Caatinga e Mata Atlântica. Serão beneficiados com a realização do projeto: Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Palmeiras, Piatã, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]