REGIÃO / Pedras Altas e o sonho de emancipação: Segundo Lei, o distrito não se encaixa nas exigências

Fonte: FR Notícias, com informações do A Tarde

A Bahia possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados. Contudo, apenas 20 superam a primeira barreira imposta pela lei.

Pelo menos 20 distritos de municípios baianos terão uma possibilidade real de transformar-se em município, caso a presidente Dilma Rousseff sancione na íntegra a lei que devolve às assembleias legislativas a prerrogativa de criar cidades.
A Bahia atualmente possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados. Contudo, apenas 20 superam a primeira barreira imposta pela lei: uma população superior à média das cidades de pequeno e médio portes da região.

Vila de Abrantes – Com sede em Camaçari
Laje dos Negros – Com sede em Campo Formoso
Humildes – Com sede em Feira de Santana
Stela Dubois -  Com sede em Jaguaquara
Açu da Torre – Com sede em Mata de São João
Posto da Mata – Com sede em Nova Viçosa
Arraial D’ajuda – Com sede em Porto seguro
Taboquinhas – Com sede em Itacaré
Santana do Sobrado – Com sede em Casa Nova
Sambaíba – Com sede em Itapicuru
Itamarati – Com sede em Ibirapitanga
São José do Itaporã – Com sede em Muritiba
Vila do café – Com sede em Encruzilhada 
Roda Velha – Com sede em São Desidério 
Bom Sossego – Com sede em Oliveira dos Brejinhos
Suçuarana – Com sede em Tanhaçu
Algodões – Com sede em Quijingue
Salobro – Com sede em Canarana
Riacho Seco – Com sede em Curaça
Itabatã – Com sede em Mucuri 

No Nordeste, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a linha de corte será uma população de 8.784 habitantes.
Além da população mínima, o distrito também terá de coletar assinaturas de pelo menos 20% do eleitorado local, provar que possui viabilidade econômica e ainda enfrentar um plebiscito que vai abranger toda a população, incluindo a sede, para tornar-se um município.
Pedras Altas do Mirim, Distrito da cidade de capim Grosso, que entrou na “briga” por sua independência e municipalização, não se se encaixa nas necessidades cobradas pela lei.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]