BRASIL / Espionagem americana: "Se desculpar resolveria o problema", afirma Dilma

Fonte: www.metro1.com.br

Espionagem americana: "Se desculpar resolveria o problema", afirma Dilma
Foto: Reprodução/IG
Em entrevista ao Grupo RBS, nesta quarta-feira (6), a presidente Dilma Rousseff comentou a sua desistência em ir aos Estados Unidos há dois meses, depois das denúncias sobre a espionagem do país ao Brasil

Para Dilma, um pedido de desculpas formal seria necessário para que uma nova viagem fosse agendada. "Eu iria viajar. A discussão que derivou dessas denúncias nos levou à seguinte proposta para os Estados Unidos: só tem um jeito de a gente resolver esse problema. Se desculpar pelo que aconteceu e dizer que não vai acontecer mais. Não foi possível chegar a esse termo", afirmou. 

Apesar da indisposição com o governo americano, a presidente afirmou que as relações comerciais e diplomáticas com os EUA estão mantidas. "Não há interrupção de nenhum nível das relações tradicionais entre o Brasil e os EUA. Agora, não é possível que, entre países amigos com relações estratégicas, não se leve em consideração o fato de que não é possível espionar a presidente, assim como a primeira-ministra. Não é adequado", reforçou.

Questionada sobre a semelhança com a ação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Dilma ressaltou que são dois casos diferentes.  Nesta segunda-feira (4), o jornal Folha de S.Paulo divulgou reportagem que dizia que o Brasil monitorou as atividades diplomáticas da Rússia, do Irã e do Iraque, nos anos de 2003 e 2004. A Abin admitiu as ações mais afirmou que "as operações obedeceram à legislação brasileira de proteção dos interesses nacionais".  

"Não pode comparar o que a Abin fez em 2003, 2004, até porque segundo a Abin é contrainteligência, porque achavam que tinha interferência em negócios privados, em negócios públicos no Brasil, que foi preventivo e que não levou a nenhuma consequência de espionar ninguém na sua privacidade. Não violou privacidade, acompanhou atividades. Isso é previsto na legislação brasileira, não cometeram nenhuma ilegalidade",afirmou Dilma. 

Dilma ainda comentou que o Brasil merece respeito à soberania e que não culpa o presidente Barack Obama pelo impasse. "Acho que o presidente Obama ficou bastante constrangido [...] Espionagem industrial não pode ter guarida em nações civilizadas", concluiu.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]