BAHIA / Festa do Chevette comemorou 40 anos do primeiro veiculo no Brasil


Da redação CN
T

A principio, a ideia dos organizadores era reunir os chevettes de Araci, porém o evento tornou-se regional por contar com a presença de representantes de vários municípios do território do sisal, a exemplo de Barrocas, Teofilândia e Santaluz.

Considerado um dos carros mais amados já produzidos no Brasil, o Chevette completou em 2013, 40 anos do lançamento do primeiro veículo da classe e a comunidade de Ichu, próximo ao Povoado de Rufino, distante 09 km da cidade de Araci, foi palco do “Encontro Municipal de Chevette 40 Anos no Brasil”, realizado pela Associação dos Moradores da Comunidade.

A principio, a ideia dos organizadores era reunir os chevettes de Araci, porém o evento tornou-se regional por contar com a presença de representantes de vários municípios do território do sisal, a exemplo de Barrocas, Teofilândia e Santaluz. O inicio as atividades aconteceram na Praça da Nação, com uma carreata saindo da frente da sede da Central das Associações (CDA).
T
José Luiz dos Santos,(de verde) um dos membros da comissão organizadora do evento, disse que Chevette é um carro que faz parte da vida dos moradores da comunidade. Ele, por exemplo, é proprietário de um modelo 1978, cor marrom e serve como “ganha pão” da família, ou seja, utilizado como transporte alternativo que faz linha para cidade de Araci e aluguel nos momentos de necessidade dos moradores da região.

Gilvan Ferreira de Oliveira, natural de Araci, proprietário de um Chevette considerado um dos mais conservados da festa, explicou sobre as vantagens do veículo disse possuir melhor distribuição do esforço entre os pontos de fixação que aumenta e muito sua resistência e consequente durabilidade das peças, tornando uma manutenção econômica.
T
Ainda segundo Gilvan Ferreira, por ser um carro com tração traseira, o eixo dianteiro não tem que portar o conjunto de tração, dê ser bem mais fácil de manobrar em espaços reduzidos que carros de tração dianteira. Ele ciou outra vantagem do Chevette que é o fato de a caixa de direção ser fixada na travessa de suspensão, reduzindo um erro de direção.

Um dos idealizadores do evento, funcionário público municipal lotado na escola da comunidade, Adilson Lima de Oliveira, falou ao CN que não tem Chevette e a quantidade de carros deste tipo na região é a fonte geradora de renda de uma quantidade grande de famílias, lhe chamou atenção e resolveu fazer esta festa e chamar atenção do mundo, dai o convite para o CN.
T

Ele disse que procurou estudar a história deste carro foi lançado no Brasil em 1973, pela General Motors, como seu primeiro veículo de passageiros de pequeno porte e a produção teve início com o sedan de duas portas, depois de alguns anos veio uma nova versão, de quatro portas, feita para exportação, porém poucos exemplares foram vendidos no mercado interno.

Quase que “doutor” no assunto, Adilson Lima, falou que outras versões do Chevette fabricadas no Brasil foram à hatchback e a station wagon, chamada de Marajó, ambas com duas portas. E ainda a picape Chevy 500 e em 1983, o carro passou por uma verdadeira reforma, ou seja, teve a frente e a traseira redesenhada, ganhou câmbio de cinco marchas e motor 1.6 para toda linha, com carburação simples ou dupla e motores a gasolina e álcool.

“A última unidade do Chevette no Brasil saiu da fábrica em 12 de novembro de 1993, com modelo 1994. Mas ainda é comum encontrar Chevettes rodando pelas ruas do país, principalmente aqui no Araci, já que o carro obteve expressivo número de vendas, atingindo cerca de 1,6 milhões de unidades, e demonstrou ser bastante robusto, arrebatando uma legião de fãs”, concluiu.
T
O vice-prefeito de Conceição do Coité, Alex Lopes (PMDB), participou do evento e disse que ficou impressionado com a presença de tantos Chevetes na festa, isso sem contar com aqueles que puderam participar, seja por estarem quebrados, velhos, “enfim, ao passar pela estrada de acesso a esta comunidade verifiquei o quanto este carro é presente na vida do povo”, externou Alex da Piatâ, como é conhecido o líder regional do PMDB.

Contado para disputar a eleição para deputado estadual pelo partido na eleição do próximo ano, Alex ouviu dos organizadores o desejo e até a sugestão, que esta festa tornasse regional e tivesse o apoio governamental, pois nesta primeira edição, o poder público municipal participou apenas com o mine-trio, que serviu de palco e gerador.

Durante todo o dia houve uma série de atividades, com destaque especial para a argolinha do Chevy, uma espécie de “argolinha” na categoria de festa de vaqueiro e show com diversos grupos musicais.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]