Fotos e texto do blog valbahianews
14h00minh 19/10/2013 - Estamos na saída de Várzea da Roça sentido a Mairi.
“largar tudo e começar de novo" - com muito suor e um tanto de coragem.
Nos últimos anos, o movimento tradicional de emigração tem reduzido ou até se invertido em algumas regiões do Nordeste.
Mas em Várzea da Roça quase todos os dias ônibus, vans, saem da nossa cidade levando pessoas com um coração apertado em deixar sua terra natal.
Cheio de sonhos e pensando em retornar um dia financeiramente estruturado, essas pessoas dificilmente voltam ao lugar de origem, muita das vezes por falta de políticas públicas e de compromisso dos políticos com a população.
A dor em uma despedida é inevitável, mesmo quando se evita for até o local de partida. Quem fica carregará consigo as lembranças dos bons momentos. Quem parte na maioria das vezes constrói família, e também carregará para sempre a ansiedade de um dia retornar à terra natal.
Preconceito.
Preconceitos de cunho social e racial acompanharam a migração nordestina. Em decorrência de sua pobreza material original e das condições pouco favoráveis encontradas no destino, restou aos migrantes nordestinos ocupar as áreas pobres e de periferia dos centros urbanos. A falta de moradias e os aluguéis caros obrigavam os migrantes a ocuparem áreas periféricas, onde adquirem lotes à prestação e erguiam moradias com as próprias mãos e com recursos próprios.
Temperatura local/CPTEC: 34ºC
Direção do Vento: ENE
Prob. de chuvas: 47%
Condição: Chuvas Isoladas - Muitas nuvens com curtos períodos de sol e chuvas em algumas áreas.
Pressão: 1007 hPa
Intensidade do Vento: 18 Km/h
Umidade: 47%
Nenhum comentário:
Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.