REGIÃO / Mairi: Palestra "Abate Clandestino"


Foi realizado no Espaço Nordeste Mairi uma palestra com o tema “Abate Clandestino”, ministrada por técnicos da ADAB, com o intuito de mostrar a população a importância de consumir e comercializar carne inspecionada e de qualidade. O evento será realizado nos dias 21 e 22/08 às 10h e 15h, no dia 23/08 às 8h e 13h.


A palestra desta quarta-feira, 21 de agosto, foi apresentada para os alunos da Escola Iracy Leal. Os alunos aprenderam e viram em vídeo como é feito o processo de uma carne clandestina até chegar à mesa.

Abate Clandestino – Riscos e Conseqüências


Essa clandestinidade é caracterizada por duas importantes vertentes: a sonegação fiscal, pois o produto informal é isento de impostos e taxas; e pela ausência de fiscalização sanitária, imprescindível ao comércio de produtos de origem animal. . De acordo com a Lei Federal n° 8.137/90, o abate clandestino é uma atividade ilícita considerada crime contra as relações de consumo.


Quando um produto de origem animal não é fiscalizado, mesmo que não ofereçam suspeitas de anormalidade, a população consumidora é exposta á diversos riscos à saúde. O consumo de carne ou subprodutos contaminados pode ser a causa de diversas doenças graves, como: tuberculose, cisticercose, carbúnculo hemático, listeriose, estreptococose, toxoplasmose, mormo, yersinose, intoxicações estafilocócicas e alimentares, salmoneloses, entre outras. Essas doenças só podem ser devidamente identificadas mediante a inspeção ante mortem e post mortem às quais os animais são submetidos no matadouro legalizado, procedimento que não ocorre em abates clandestinos.

Além da questão sanitária, o abate clandestino envolve ainda a questão ambiental, pois geralmente é realizado em locais próximos a rios ou córregos para facilitar a captação de água. Sangue e restos de animais acabam sendo despejados nas águas ou ainda consumidos por animais próximos ao ponto de abate, aumentando o risco de disseminação de doenças.


Fonte: MairiNews
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]