Bahia/ Canal de Xingó ajudará 70 mil pessoas


Cerca de 70 mil pessoas passarão a ter abastecimento de água assegurado para consumo e produção, numa região semiárida encravada na divisa entre Sergipe e Bahia, com a implantação da primeira etapa do Canal de Xingó, que compreende um trecho de 130 quilômetros, desde Paulo Afonso, na Bahia, até o município sergipano de Poço Redondo.

O edital para elaboração do projeto básico do empreendimento, que será executado sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foi lançado em Aracaju (SE), nesta sexta (09), pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho e pelo presidente da Companhia, Elmo Vaz. A senadora Lídice da Mata (PSB) estava presente no evento. 

A convocação para a licitação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta. A construção do Canal de Xingó será financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e executada em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), com o início das obras físicas previsto para 2014. O canal, que terá mais de 300 quilômetros de extensão, atenderá à população de sete municípios do semiárido, nos estados de Sergipe e Bahia.

O presidente da Codevasf destacou a celeridade que será dada à execução das obras. “Com o RDC, nós não precisamos mais esperar cerca de dois ou três anos para elaborar o projeto executivo. Esperamos que nos próximos sete meses o projeto básico seja concluído, e então possamos lançar o edital de obras”, disse Elmo Vaz. 
 
O empreendimento bombeará água captada no rio São Francisco por um canal adutor para os municípios sergipanos de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, além das cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia. Com vazão máxima de 33 metros cúbicos por segundo, o Canal de Xingó terá sua nascente em Paulo Afonso, na Bahia. De lá, por gravidade, a água percorrerá os primeiros 103 quilômetros do empreendimento, de Paulo Afonso até Poço Redondo, em Sergipe, na área do perímetro de irrigação Jacaré-Curituba.

bahiatododia
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]