BRASIL / Educação? - Senadores querem nova reforma ortográfica

Projeto propõe a extinção da letra "h" no início das palavras e a troca de todas as expressões com "ch" pelo "x"

SENADOR CYRO MIRANDA disse que serão realizadas videoconferências com professores de países como Portugal e Angola para depois colocar o projeto em votação.

LEONARDO SUSSUARANA
A Comissão de Educação do Senado está desenvolvendo um projeto que pretende trazer mudanças nas atuais regras da língua portuguesa. Por meio de um grupo técnico de trabalho, os senadores vão propor novas regras para simplificar a ortografia e facilitar o ensino e a aprendizagem da escrita. 
De acordo com algumas propostas do projeto, haveria a exclusão do "h" inicial, passando palavras como homem e hoje, por exemplo, a serem escritas omem e oje. 
O "ch" seria outro fonema com dias contados, sendo substituído nas palavras pela letra X. Flecha passaria a ser escrito flexa. Pela lógica do estudo, o hífen também estaria com os dias contados. 
A vice-presidente da comissão, senadora Ana Amélia Lemos, declarou que o projeto se faz necessário, pois há muitas divergências em relação ao último acordo ortográfico. "Na época, sequer foi feita uma consulta aos professores para a mudança da ortografia", alegou. 
Sob a coordenação dos professores de Língua Portuguesa Ernani Pimentel e Pasquale Cipro Neto, o grupo técnico de trabalho tem buscado as sugestões de alterações gramaticais com profissionais da área no Brasil e nos demais países de língua portuguesa, por meio do site Simplificando a Ortografia. 
Segundo Pimentel, o objetivo é criar um sistema no qual se tenha o menor número de regras e de exceções, que seria mais econômico para a educação, pois ensinaria a língua portuguesa em menos tempo e de forma mais eficaz, sem necessidade de decorar. 
"Quase ninguém sabe a ortografia em nosso País. Encontrar quem saiba usar hífen, j, g, x, ch, s, z, é algo raro. Até professores precisam recorrer a dicionários para confirmar como se escreve uma palavra ou outra, de tão complexo que é o nosso sistema", disse Pimentel. 
VOTAÇÃO 
O presidente da Comissão de Educação, senador Cyro Miranda, disse que até maio do ano que vem serão realizadas videoconferências com professores especialistas da área de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde para depois colocar o projeto em votação. "Cada país levará para aprovação do seu Legislativo. Caso aprovado, poderia entrar em vigor em 2016 ", explicou o senador.
PROFESSOR É CONTRA MUDANÇA 
"Não se deve nivelar por baixo
O professor de Língua Portuguesa Elson Ferreira é contra as mudanças sugeridas pelo projeto que simplifica a ortografia. Segundo ele, a última reforma ortográfica foi para facilitar a comunicação entre os países que falam português, e não tornar o idioma mais simples. "Essas mudanças são muito radicais. Não se deve nivelar por baixo, mas fazer as pessoas estudarem mais a língua", afirmou. 
OPINIÕES 
"O português, sem dúvida, é uma língua difícil. Mas acho essa ideia muito absurda. Não dá para simplificar desta forma a língua portuguesa" Aurélia Pedroni, professora de Língua Portuguesa 
"O projeto é prático, facilitaria a comunicação escrita. Mas, tratando-se da linguística, seria grande perda para o português, romperia com a etimologia, a história da palavra " Hélio Sandro Patrocinio, professor de Redação
O QUE ELES QUEREM MUDAR, COMO É COMO FICARIA:

Homem Omem 
Hotel Otel 
Hoje Oje 
Humor Umor 
Harpia Arpia 
Harpa Arpa 
Guerra Gerra 
Guitarra Gitarra 
Chá Xá 
Flecha Flexa
Macho Maxo 
Analisar Analizar 
Blusa Bluza 
Exemplo Ezemplo 
Exuberante Ezuberante 
Êxito Êzito 
Exigente Ezigente 
Exame Ezame
Executar Ezecutar 
Existir Ezistir 
Amassar Amasar 
Açúcar Asúcar 
Moço Moso 
Pescoço Pescoso 
Auxílio Ausílio 
Asa Aza
Brasília Brazília
Base Baze 
Paralisar Para lizar 
Avisar Avizar 
Música Múzica 
Meses Mezes 
Deuses Deuzes 
Pegajoso Pegajozo 
Fonte: Site Simplificando a Ortografia (simplificandoaortografia.com)
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]