NORDESTE / CEARÁ: Três cidade não registraram homicídios em quatro anos

Somente 3,2% dos cearenses podem dizer que vivem em um município onde assassinatos não são uma preocupação. São 28.109 pessoas estabelecidas em cidades que não registraram nenhuma morte do tipo entre 2008 e 2012, de acordo com o Mapa da Violência 2014. 

Os municípios ‘onde reina a paz’ são: Alcântaras, Palhano e Potiretama. Alcântaras, a 285 quilômetros de Fortaleza, possui uma população de 10.956 habitantes. 

De acordo com o comandante do destacamento da Polícia Militar do município, sargento Francisco Lindonjohnson Vasconcelos, o efetivo é de apenas nove policiais, em revezamento. “Realizamos muitas abordagens, principalmente de veículos com placas que não são da cidade. Mas aqui muito tranquilo. É uma cidade com muitas famílias, o povo é bem pacato e ainda acredita no trabalho policial”, conta.
Clique aqui e continue lendo...

O comandante, que atua há dois anos na cidade, nunca presenciou um homicídio no local. “Há mais de 10 anos não acontece um assassinato. De vez em quando têm uns roubos, mas é mais na área rural. No Festival de Quadrilha, por exemplo, as pessoas não dão um empurrão sequer”, brinca. Segundo o sargento, de janeiro a julho deste ano foi apreendida apenas uma arma de fogo no município. 

Os moradores também comemoram a segurança na cidade, como é o caso do comerciante Betinho, dono de uma loja de material de construção – situada no Centro de Alcântaras. “A cidade é pacata demais. Essa violência toda ainda não chegou aqui. A droga, infelizmente, está começando a aparecer, mas as pessoas usam mais por vício, não é pra fazer o que não presta não”, diz. 

‘Todo mundo se conhece’
O mesmo acontece em Potiretama, a 280 km de Fortaleza, cuja população é estimada em 6.181 pessoas. O efetivo policial é de seis homens; em breve, de acordo com o destacamento, chegarão mais três para preencher o quadro. Segundo um policial da Delegacia, que não quis se identificar, de 2008 a 2014, foi registrado um homicídio, em fevereiro de 2013. O crime é tão incomum na cidade, que é possível relatar todos os detalhes. “O último que aconteceu foi em fevereiro. Um rapaz que vinha em uma motocicleta matou um que vinha no caminhão, perto da divisa, há uns 8 quilômetros”, relembra. 

O segredo é a prevenção. O trabalho baseia-se em abordagens. Se aparece alguém de fora, a polícia fica em alerta. “Todo mundo conhece todo mundo. Você entra numa rua, sai pela outra e já conheceu a cidade toda. Então se vem alguém de fora, as pessoas ligam pra gente”.

Palhano 
Já em Palhano, a 150 quilômetros da capital, há 8.972 habitantes. De acordo a prefeitura do município, 10 policiais militares fazem a ronda 24 horas por dia. Outros 12 homens do Programa de Proteção à Cidadania e três da Guarda Municipal completam o quadro. “A Organização Mundial requer um agente de segurança para cada 450 pessoas, aqui temos um agente para cada 370”, explica o prefeito Nilson Freitas. 

Apesar da tranquilidade em Palhano, a cidade não está imune à violência pelo fato de ser próxima a municípios maiores, como Russas, Jaguaruana e Aracati. De novembro de 2012 a dezembro de 2013, ocorreram três ataques a banco no local. No fim do ano passado, houve registro de um homicídio, praticado por homens de Fortaleza. “Nesse ano não teve nenhum. Se não fosse esse infortúnio, já completaríamos uns 15 anos sem assassinato em Palhano”, conclui.

Um assassinato em quatro anos 
O levantamento só vai até 2012 porque é o último ano com dados disponíveis do Ministério da Saúde para todos os municípios do País. O estudo, que é feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, revela ainda que há cidades do Ceará com registro de apenas um assassinato nos quatro anos. É o caso de Tarrafas, Graça, Martinópole, Baixio e Pacujá. 

O Mapa da Violência também divulgou os dados em relação à população jovem. Além das três cidades que não tiveram nenhum assassinato, outros 12 municípios não tiveram homicídios de pessoas entre 15 e 29 anos. São elas Baixio, Chaval, Jijoca de Jericoacoara, Martinópole, Mucambo, Pacoti, Pacujá, Palhano, Pires Ferreira, Potiretama, Reriutaba e Tarrafas. Tiveram um assassinato de jovem os municípios de Apuiarés, Arneiroz, Barroquinha, Croatá, Graça, Granjeiro, Paramoti, Potengi, Senador Sá e Umari. 

Brasil 
A lista divulgada contempla também informações nacionais. Das 5,5 mil cidades do Brasil, somente 684 conseguiram passar o período sem registrar homicídios. O fato, portanto, é que apenas em cada oito cidades mantém um cotidiano em que assassinatos não são uma realidade. Destas, 92% possuem menos de 10 mil habitantes. Fonte: Tribuna do Ceará.
Este espaço não tem, e nunca teve, fins lucrativos. As eventuais propagandas são veiculadas gratuitamente, isso quando acho que merecem divulgação. Diferente do que muitos pensam, não ganho e nunca ganhei nada por acessos e/ou outras formas, com exceção da Várzea Net, pois eles me fornecem a internet, e as vezes, bem eventualmente, recebo algumas pequenas doações. Faço esse trabalho com amor, e venho tentando, de alguma forma, desfazer o que a maioria da imprensa porca e parcial, da região, vem fazendo. Não acredito que uma imprensa que se diz imparcial fique ganhando de prefeituras e/ou de qualquer político para expor seus trabalhos ou até divulgar banners dos mesmos nesses sites e blogs ditos imparciais. Damos boas vindas e agradecemos a todos pela visita. Este site é dedicado a todos os Varzeanos que estão em outras cidades e estados do Brasil, e que sentem saudades de tudo de Bom que tem neste lugar (Várzea da Roça/BA). Fiquem a vontade para acompanhar ao máximo as notícias e informações aqui divulgadas. Aproveitem para ouvir a Rádio Ouricuri.
top ads

Nenhum comentário:

Obrigado pelo seu comentário. A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria e não troca de ofensas entre leitores. Comentários anônimos e com tons ofensivos, preconceituosos e que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site Val Bahia News.

top ads

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REGIÃO:

[REGIÃO][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA POLÍTICA:

[POLÍTICA][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO ESPORTE

[ESPORTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO MEIO AMBIENTE:

[MEIO AMBIENTE][stack]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE VÁRZEA DA ROÇA:

[VÁRZEA DA ROÇA][stack]